Esse também é muito bom para crianças pequenas, pois é através de atividades lúdicas que elas constroem seu processo de aprendizagem...
segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Sequência de atividades a partir do Vídeo: Sentimentário para turma de 3º Ano
1º Momento: Organizar os alunos em círculo para uma roda de conversas sobre o tema: Eu gosto do cheiro de...
2º Momento: Conversa informal sobre o tema, ouvir e questionar todos os alunos, fazendo com que expliquem através de exemplos o porquê das respostas. (Princípio de heterogeneidade)
3º Momento: Pedir que assistam ao vídeo "Sentimentário", que será apresentado em data show. (Princípio de Conexão)
4º Momento: Reflexão sobre o vídeo fazendo ligações com a conversa anterior. (Princípio de multiplicidade)
5º Momento: Darei início a construção de um dicionário coletivo da turma, chamado: "Sentimentário do 3º Ano". Pedindo inicialmente para cada um desenhar o seu cheiro preferido, de maneira que não se repetisse palavras, para que o trabalho fique variado e significativo. (Princípio de cartografia)
6º Momento: Pedirei que escrevam em outra folha, o nome do cheiro que ilustraram com o significado conforme o dicionário através de pesquisa, e com o seu significado particular. (Princípio de decalcomania)
7º Momento: Montar com eles a finalização do dicionário, juntando todos os trabalhos e formando o "Sentimentário do 3º Ano".
[ Pode ser feito para finalização também, uma exposição do Sentimentário para as outras turmas, através de exposição dos trabalhos, na qual cada um explicaria para os demais e convidaria para também criarem o seu. Porém, partindo inicialmente do vídeo, para que todos compreendam o contexto que foi trabalhado.]
2º Momento: Conversa informal sobre o tema, ouvir e questionar todos os alunos, fazendo com que expliquem através de exemplos o porquê das respostas. (Princípio de heterogeneidade)
3º Momento: Pedir que assistam ao vídeo "Sentimentário", que será apresentado em data show. (Princípio de Conexão)
4º Momento: Reflexão sobre o vídeo fazendo ligações com a conversa anterior. (Princípio de multiplicidade)
5º Momento: Darei início a construção de um dicionário coletivo da turma, chamado: "Sentimentário do 3º Ano". Pedindo inicialmente para cada um desenhar o seu cheiro preferido, de maneira que não se repetisse palavras, para que o trabalho fique variado e significativo. (Princípio de cartografia)
6º Momento: Pedirei que escrevam em outra folha, o nome do cheiro que ilustraram com o significado conforme o dicionário através de pesquisa, e com o seu significado particular. (Princípio de decalcomania)
7º Momento: Montar com eles a finalização do dicionário, juntando todos os trabalhos e formando o "Sentimentário do 3º Ano".
[ Pode ser feito para finalização também, uma exposição do Sentimentário para as outras turmas, através de exposição dos trabalhos, na qual cada um explicaria para os demais e convidaria para também criarem o seu. Porém, partindo inicialmente do vídeo, para que todos compreendam o contexto que foi trabalhado.]
terça-feira, 25 de novembro de 2014
Curta Metragem - Sentimentário
Vale muito a pena assistir!!! Faz refletir as práticas pedagógicas...
Docência e hipertexto
Nós professoras do século XXI, não podemos jamais se desligar desse mundo da cibercultura, que é essa nova era da comunicação digital, o que há de mais novo no ambiente educacional. Qualquer educação de qualidade hoje, não pode estar de fora desse contexto. Esse espaço de sociabilidade, o da internet, nos proporciona cada vez mais informações, progredindo cada vez mais na educação.
A comunicação online é estrutura básica para o avanço dessa nova geração.
quinta-feira, 6 de novembro de 2014
quinta-feira, 30 de outubro de 2014
Texto e Hipertexto
Com base no artigo, Tecnologias intelectuais e modos de conhecer: Nós somos o texto, de Pierre Lévy, (2003) ressaltei algumas considerações importantes:
Texto
e hipertexto: Concepções com autor e leitor (relação);
ü É um
modo de ligar diferentes tipos de conhecimentos e experiências, como se tudo
fizesse parte de uma coisa só;
ü Cada
pessoa que se apropria, atribui um significado diferente;
ü As conexões dependem do contexto de cada um,
de um exterior indeterminado;
ü Cada
um, busca contextualizar de acordo com a sua bagagem individual;
ü Nenhuma
mensagem tem sentido único, sempre haverá diferentes contextos;
Produção
do saber: Linha de tempo e em tempo de cyberspace;
ü É
uma rede de memórias informatizadas;
ü É
composto por mensagens interativas imediatas;
ü Produzimos
esse saber de maneira instantânea;
ü Nosso
corpo físico está em determinado local, mas com esse tempo, tecnicamente
estamos em vários lugares ao mesmo tempo;
Assinar:
Postagens (Atom)