terça-feira, 25 de novembro de 2014

Curta Metragem - Sentimentário

Vale muito a pena assistir!!! Faz refletir as práticas pedagógicas...                      

Docência e hipertexto

Nós professoras do século XXI, não podemos jamais se desligar desse mundo da cibercultura, que é essa nova era da comunicação digital, o que há de mais novo no ambiente educacional. Qualquer educação de qualidade hoje, não pode estar de fora desse contexto. Esse espaço de sociabilidade, o da internet, nos proporciona cada vez mais informações, progredindo cada vez mais na educação. A comunicação online é estrutura básica para o avanço dessa nova geração.

A Era do Hipertexto

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Texto e Hipertexto

Com base no artigo, Tecnologias intelectuais e modos de conhecer: Nós somos o texto, de Pierre Lévy, (2003) ressaltei algumas considerações importantes:

Texto e hipertexto: Concepções com autor e leitor (relação);

ü  É um modo de ligar diferentes tipos de conhecimentos e experiências, como se tudo fizesse parte de uma coisa só;

ü  Cada pessoa que se apropria, atribui um significado diferente;

ü   As conexões dependem do contexto de cada um, de um exterior indeterminado;

ü  Cada um, busca contextualizar de acordo com a sua bagagem individual;

ü  Nenhuma mensagem tem sentido único, sempre haverá diferentes contextos;


Produção do saber: Linha de tempo e em tempo de cyberspace;

ü  É uma rede de memórias informatizadas;

ü  É composto por mensagens interativas imediatas;

ü  Produzimos esse saber de maneira instantânea;

ü  Nosso corpo físico está em determinado local, mas com esse tempo, tecnicamente estamos em vários lugares ao mesmo tempo;


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sacola Pedagógica

                                                                             
          PARA VOCÊS, PROFESSORAS QUE AMAM TRABALHAR COM HISTÓRIAS INFANTIS !!!

Gostaria de expor minha Sacola Pedagógica, confeccionada pela minha mãe e idealizada por mim. Nela carrego meus livros de Literatura Infantil, onde os guardo com muito carinho.
Ainda não trabalho na área, como professora, mas estou estudando para isso, faço Pedagogia. No curso aprendemos muito, trocamos muitas idéias sobre variados assuntos, mas Literatura Infantil é um tema que me encanta muito.
Essa sacola foi proposta por uma das minhas professoras, a Anilda, de Práticas Pedagógicas II, gostei muito da idéia, por enquanto, vou usá-la na faculdade, depois com os meus alunos. 
A sacola servirá como identificação para as crianças, o dia que eu levar a sacola, as crianças saberão:

HOJE TEM HISTÓRIA!
     
E de dentro da sacola, sempre terá uma nova história para contar, como:

É um livro que conta a história de um coelho que sai a procurar uma casa nova para morar. Para a contação, fiz pequenos cartazes com as imagens grandes da história, para que as crianças visualisem bem e que, a partir delas, montem a história conforme a contação.

                                                   


A exposição das imagens pode ser feita em forma de varal, ou exposta no próprio quadro da sala de aula, se for possível, é claro.


A partir dessa história, pode ser trabalhado diversas atividades. Após a compreensão da história, os alunos poderão contar um pouco, sobre a casa deles, relacionar com a história de vida deles, formando assim, novas histórias.

Essa é uma das propostas que eu carregarei na minha sacola.


domingo, 7 de outubro de 2012

ALFABETIZAÇÃO + LETRAMENTO = É SEMPRE UMA ADITIVA

     Nós professoras, devemos SEMPRE, juntar, unir uma com a outra, ao invés de uma ou outra, tendo presença constante na educação das nossas crianças, desde a Educação Infantil.
     Pois a criança, desde o seu nascimento, convive de maneira direta, ou indireta com o mundo escolar, isto é, o mundo das letras, da leitura e da escrita.
     As histórias infantis são indispensáveis para a alfabetização e letramento, pois auxiliam no desenvolvimento intelectual da criança, porque, é através dos livros que as crianças vão se habituando ao mundo da leitura e se familiarizando com as palavras.